Home Política Ministro do STF, Nunes Marques suspende quebra de sigilo de alvos da CPI da Covid

Ministro do STF, Nunes Marques suspende quebra de sigilo de alvos da CPI da Covid

by João Pedro Martins

A quebra do sigilo telefônico e telemático do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco e do secretário de Ciência e Tecnologia do ministério, Hélio Angotti, que a  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia havia determinado, foi suspensa nesta segunda-feira (14). A decisão foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques.

De acordo com o ministro, “é precipitada e sem base jurídica, a quebra ampla do sigilo de comunicação com base na ilação preliminar, sustentada em depoimentos opinativos e em notícias de jornal, que supõe a ocorrência de crime omissivo doloso num contexto fático altamente complexo, em que os decisores estavam sob imensa pressão, e tentavam, da melhor forma, num cenário de grandes incertezas, buscar saídas para a maior crise sanitária dos últimos cem anos”. 

Esta não foi a primeira suspensão realizada pela suprema corte nacional. O ministro Luís Roberto Barroso já havia suspendido a quebra do sigilo de Camile Giaretta Sachetti, ex-diretora de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Além de ter realizado o mesmo ato com Flávio Werneck, assessor de Relações Internacionais da pasta. 

Existem também os casos do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e do ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que tiveram suas quebras de sigilo mantidas pelos ministros do STF Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes. A secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro passou pelo mesmo processo.

You may also like

Leave a Comment