Home Política EUA aprovam feriado nacional que celebra fim da escravidão no país

EUA aprovam feriado nacional que celebra fim da escravidão no país

by João Pedro Martins

Os Estados Unidos têm um novo feriado nacional. Com a sanção feita pelo presidente Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, o dia 19 de junho entra para o calendário oficial norte americano com o intuito de celebrar o fim da escravidão dos americanos negros. O projeto foi aprovado com ampla maioria pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (16) após votação unânime no Senado.

Sobre a nova data, o líder do executivo americano afirmou que “O Juneteenth marca tanto a longa e dura noite de subjugação causada pela escravidão quanto a promessa de uma manhã mais clara adiante”. O democrata ainda afirmou que o dia é uma lembrança “do fardo terrível que a escravidão causou ao país e ainda causa”. 

Biden disse ainda que “grandes nações não ignoram seus momentos mais dolorosos, elas os abraçam”. O discurso dele aconteceu em um salão onde estavam presentes 80 membros do Congresso, autoridades eleitas locais, líderes comunitários e ativistas.

“Juneteenth”

A data para o foi escolhida pois marca o dia que um general da União informou a um grupo de pessoas no Texas que eles haviam sido libertados. O ato aconteceu em 1865, dois anos antes da Proclamação da Emancipação do então presidente Abraham Lincoln.

(Foto: Potiches)

You may also like

Leave a Comment