Home Política Em dia de votação sobre voto impresso na Câmara dos Deputados, Marinha faz desfile de veículos blindados na Praça dos Três Poderes

Em dia de votação sobre voto impresso na Câmara dos Deputados, Marinha faz desfile de veículos blindados na Praça dos Três Poderes

by João Pedro Martins

A Marinha brasileira fez hoje (10) um desfile com veículos blindados na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O evento ocorreu no mesmo dia em que a votação da Proposta de Emenda à Constituição que torna obrigatório o voto impresso no país acontece na Câmara dos Deputados. 

O comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, chamou de “coincidência de datas” o fato de o desfile militar ter acontecido no mesmo dia da proposta de mudança no sistema eleitoral. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), classificou “como uma trágica coincidência”.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acompanhou o desfile na rampa do Palácio do Planalto. O chefe do executivo nacional já atacou – sem provas – o sistema eleitoral brasileiro por diversas vezes e é um grande defensor do voto impresso. 

Autoridades políticas e civis criticaram a realização do desfile no mesmo dia do pleito no legislativo e apontaram que o fato da “coincidência” ter acontecido demonstra um enfraquecimento do presidente no cargo, tendo de agir de maneira a ameaçar a ordem institucional brasileira com o uso das Forças Armadas. 

Os partidos PSB, PCdoB, PDT, PT, REDE, PSOL, PSTU, Solidariedade e Unidade Popular se posicionaram contra a situação por meio de nota. Além deles, parlamentares do PSD e MDB também fizeram críticas ao evento.

(Foto: Sérgio Lima/Poder360 – 10.ago.2021)

You may also like

Leave a Comment