Home Meio Ambiente Brumadinho: CGE fiscalizará acordo firmado entre Vale e Governo Estadual

Brumadinho: CGE fiscalizará acordo firmado entre Vale e Governo Estadual

by João Pedro Martins

O compromisso firmado entre o governo Zema e a mineradora Vale na última quinta-feira (04/02) sobre a tragédia no Córrego do Feijão, em Brumadinho – ocorrido em 25/01/19 – será fiscalizado diretamente pela Controladoria-Geral do Estado. A Instituição vai trabalhar para que haja o cumprimento do maior acordo de Medidas de Reparação em termos financeiros e com participação do Poder Público já firmado na história da América Latina.

O acordo teve o valor fechado em R$ 37,68 bilhões em indenização e foi assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). Além da CGE, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais também atuarão na fiscalização do cumprimento do acordo.

O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle afirmou que haverá um forte supervisionamento das atividades. “Vamos fiscalizar com todo o rigor a execução desses recursos, fazendo de tudo para que eles sejam empregados da forma mais eficiente, de modo a compensar minimamente a população mineira pelo trauma causado pelo rompimento da barragem”.

You may also like

Leave a Comment