Home Esportes Vacinação de brasileiros para os Jogos Olímpicos começa no dia 14/05

Vacinação de brasileiros para os Jogos Olímpicos começa no dia 14/05

by Gabriel Barros
Imagem: Christian Dawes/COB

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério da Cidadania, definiram a data de início, 14 de maio, para a vacinação dos brasileiros que defenderam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ainda no encontro, definiram que o prazo para a aplicação da segunda dose, dia 21 de junho, 15 dias antes do embarque da delegação brasileira e 33 dias antes da abertura oficial das Olimpíadas. O acordo também beneficiará os participantes dos Jogos Paralímpicos, que acontecerá de 24 de agosto a 5 de setembro, no Japão.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (11), em Brasília, em evento que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ministro da Cidadania, João Roma, o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, e o diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro Isaias Carvalho, além do vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco Antônio La Porta Júnior.

“O COB sempre se posicionou a favor de seguir o Plano Nacional de Imunização. Além disso, só abrimos conversas sobre a possibilidade de imunizar a delegação quando confirmamos que, para cada atleta ou oficial vacinado, o país receberá mais duas doses para imunizar a população brasileira. Esta é uma grande contribuição do Movimento Olímpico neste momento tão difícil que o mundo enfrenta”, diz La Porta, chefe de Missão do COB nos Jogos Olímpicos.

As vacinas serão repostas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que ofereceu doses a todos os Comitês Olímpicos Nacionais, além de vacinas suficientes para imunizar mais dois cidadãos dos países beneficiados pela doação. A previsão é que sejam vacinados em torno de 1.800 brasileiros que irão ao Japão, o que equivale a aproximadamente 7 mil doses adicionais entregues ao SUS e cerca de 3.600 pessoas beneficiadas com a doação das vacinas através do Plano Nacional de Imunização. 

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

Imagem: Christian Dawes/COB

Leia também: Pfizer faz acordo para vacinar atletas que participarão das Olimpíadas

You may also like

Leave a Comment