Home Destaque Pia Sundhage é eleita ‘Mulher Sueca do Ano’

Pia Sundhage é eleita ‘Mulher Sueca do Ano’

by Gabriel Barros
Foto: Daniela Porcelli/CBF

Técnica da Seleção Brasileira Feminina de futebol, a sueca Pia Sundhage, é eleita a ‘Mulher Sueca do Ano’. A homenagem é feita pela SWEA International, organização que reúne mulheres suecas que residem dentro e fora do país.

“Me sinto orgulhosa de ser nomeada Mulher Sueca do Ano pela SWEA porque isso significa que o futebol feminino está sendo notado. E vale a pena. Obrigada”, disse a treinadora ao receber o prêmio.

Pia está no comando da seleção desde julho de 2019, após a eliminação da Copa do Mundo da França, que resultou na saída do técnico Vadão. A sueca acumula seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Desde então, o Brasil subiu três posições no ranking da Fifa, na qual a seleção era oitava colocada.

“Pia Sundhage é a maior estrela da Suécia no futebol feminino – uma pioneira! Através de sua longa carreira como jogadora de futebol, treinadora e na seleção nacional da Suécia, EUA e Brasil, Pia colocou a Suécia no mapa do mundo. Como uma das primeiras profissionais internacionais no futebol feminino, ela inspirou muitas mulheres e, como treinadora, destaca as mulheres e a Suécia, espalhando nossa base de valores onde atua no mundo. Pia é um excelente embaixadora do que há de melhor na Suécia e ainda inspira muitas jovens jogadoras de futebol ao redor do mundo”, afirmou a SWEA International na justificativa pela escolha de Pia.

https://www.instagram.com/p/B_afxwgJ5zc/

Pia Sundhage sucede Greta Thunberg, que recebeu o prêmio no último ano. A jovem sueca ganhou notoriedade após protestar na frente do parlamento sueco, em agosto do ano passado, reivindicando ações para combater as mudanças climáticas.

You may also like

Leave a Comment