Home Educação Alunos do ensino fundamental e de tempo integral infantil poderão voltar às aulas presenciais em BH

Alunos do ensino fundamental e de tempo integral infantil poderão voltar às aulas presenciais em BH

by João Pedro Martins

As Escolas da educação infantil e ensino fundamental de Belo Horizonte poderão retomar as aulas presenciais em tempo normal a partir da próxima segunda-feira (21). A decisão foi tomada pela Prefeitura de BH nesta sexta-feira (18), e aconteceu depois de uma reunião entre os integrantes do Comitê de Combate à Covid-19 e da secretaria municipal de Educação. A medida engloba crianças de 0 a 5 anos e os estudantes do 1º ao 9º ano. Para tanto, algumas regras terão de ser seguidas pelas instituições, como distanciamento de pelo menos 2 metros entre cada aluno nas salas de aula, uma boa ventilação cruzada, uso de máscara e ítens para higienização pessoal. 

O grupo que se reuniu para deliberar sobre o assunto tomou por base a medida de incidência da Covid a cada 100 mil habitantes, a taxa de mortalidade e suas tendências. Após estudo da situação, houve a permissão para de retorno para o ensino fundamental além do atendimento em tempo integral do ensino infantil, com as crianças podendo permanecer em sala de aula até 8 horas diárias, não apenas 4 como era antes. 

“Cada escola vai analisar suas condições de organização. As bolhas vão estar diretamente relacionadas ao tamanho da sala e ao distanciamento entre as crianças. Não estamos aqui abrindo indiscriminadamente a possibilidade da escola voltar”, explicou a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben. 

O número de alunos, duração de aulas e periodicidade serão organizados em cada escola, consideradas as condições de atendimento. Isto, desde que sejam respeitados os protocolos determinados pelo executivo da capital já citado acima. A partir do cumprimento das regras, cada escola terá autonomia para definir tempo, dias e metodologia de ensino, inclusive do ensino remoto para os pais que optarem por manter os alunos nas aulas on-line.

O secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, afirmou que os números epidemiológicos continuarão sendo analisados constantemente. Ele também ressaltou que todas as decisões poderão ser revistas a depender dos resultados. 

You may also like

Leave a Comment