Home Cultura Grupo “Ateliê do Gesto” inova a forma de apresentar um espetáculo online com a obra “Dança Boba”

Grupo “Ateliê do Gesto” inova a forma de apresentar um espetáculo online com a obra “Dança Boba”

by Gabriel Barros

Produzido pelos bailarinos João Paulo Gross, Daniel Calvet e Gleysson Moreira, espetáculo  foi pensado originalmente para uma apresentação presencial na capital mineira, porém, com a chegada da pandemia a peça se reinventou trazendo a câmera para dentro da cena, como um componente da dança. As exibições começam nesta sexta (22) às 20h, com sessões extra com tradução de libras e bate papo com os artistas pela plataforma Zoom.

Apresentando uma proposta inovadora de viver a dança, entre os dias 22 e 31 de outubro, às 20h, o grupo de dança Ateliê do Gesto exibirá o espetáculo “Dança Boba”, obra  que se funda na construção de danças a partir de jogos de improviso nos corpos de dois intérpretes. Além do espetáculo, que vai ao ar gratuitamente por meio do Youtube, também acontecerão bate-papos com os artistas nas sessões das sextas e domingos, e três aulas-oficinas, nos dias 25, 27 e 30 de outubro. 

Apresentado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, SEDUCE e Governo do Estado de Goiás, e pensado originalmente para sessões presenciais, o espetáculo protagonizado pelos bailarinos João Paulo Gross, Daniel Calvet e Gleysson Moreira, mudou os planos devido à pandemia de Covid-19, e  teve que ser reestruturado para uma apresentação virtual. A qualidade da entrega, a experiência em relação a plateia e os bailarinos, e o cuidado em relação a vivacidade de um espectáculo intermediado pela tela,  foram questões centrais que guiaram os bailarinos até esse modelo de apresentação com uma câmera viva dentro do palco e a performance de um duo, mas executado por três bailarinos. 

Daniel Calvet, que também é fotógrafo e videomaker, desenvolveu um formato inovador para a exibição de um espetáculo de dança: o público verá sempre dois artistas em cena, como na versão original do espetáculo. Contudo, o novo formato inclui um terceiro bailarino, que reveza a cena e dança captando as imagens. No palco, na frente da câmera ou por trás dela, estão João Paulo Gross, o próprio Daniel Calvet e Gleysson Moreira, convidado do grupo. “O trabalho ainda recebeu a contribuição da equipe do estúdio Ocre, que tem experiência com câmeras e movimentos. Eles deram capacitação e assessoria para a parte técnica de toda a filmagem” comenta Calvet, que também assina a direção do trabalho.  

O nome do espetáculo vem do estado latente do corpo e da câmera em movimento, fazendo assim a Dança torna-se Boba numa generosa efemeridade do tempo, na construção real de mundos possíveis pois tudo é vídeo, é ilusão, é teatro, metáforas sobre uma possível estória que “talvez” o improvável trio conte para você. 

As sessões acontecem nos dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de outubro, às 20h. Aos sábados e domingos haverá uma sessão extra às 18h com tradução em Libras. Também acontecem bate-papos com os artistas nas sessões das sextas e domingos. O Ateliê do Gesto ainda vai oferecer três aulas-oficinas, com exibição no YouTube, nos dias 25, 27 e 30 de outubro.

Oficina “Improvisação e Gestualidade”

Além de desenvolverem um espetáculo inovador, o grupo de dança Ateliê do Gesto também oferecerá a oficina “Improvisação e Gestualidade”, com o objetivo de  despertar e aguçar o corpo e suas potencialidades criando estratégias para que os participantes possam criar e produzir danças a partir de ferramentas de improvisação.

Com duração de uma hora, a vídeo-aula utilizará o trabalho de conscientização do movimento, proporcionando aos interessados uma maior percepção do universo criativo, bem como o despertar de sensações a partir do movimento. Junto a este trabalho, proporcionar aos participantes jogos e experimentações que deram origem às cenas que compõem o espetáculo “Dança Boba” numa abordagem lúdica e vivencial do processo criativo com os elementos que fundamentam o espetáculo.

A exibição da videoaula “improvisação e gestualidade” será no canal do YouTube do Ateliê do Gesto nos dias: 25/10, às 16h; 27/10, às 19h; e 30/10 às 10h

Grupo Ateliê do Gesto

O Ateliê do Gesto é um grupo de produção cênica sediado em Goiânia, com reconhecimento internacional e dirigido por Daniel Calvet e João Paulo Gross, e tem o intuito de busca por novas percepções e diálogos com outras linguagens artísticas no corpo em movimento. Por meio de identificações estéticas e o desejo de trabalharem num projeto autoral, João Paulo Gross e Daniel Calvet, se juntaram para pesquisar o corpo, tendo como ponto de partida o movimento e sua construção dramatúrgica na cena.

Essa parceria gerou “O Crivo”, espetáculo que fundou o grupo e ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2015, circulando pelas cinco regiões do Brasil, República Tcheca, Chile, Costa Rica, França, Peru, Equador e Singapura e levou o grupo a receber o Diploma de Destaque Cultural em 2017 pelo governo de Goiás. 

O objetivo do trabalho do Ateliê é a criação de uma pesquisa em dança que possa transitar e receber colaborações de outras áreas do fazer artístico, construindo uma linguagem própria do grupo e criando um vínculo afetivo com o público. 

Ficha técnica:

Direção: Daniel Calvet/ Intérpretes e Câmera: Daniel Calvet , Gleysson Moreira e João Paulo Gross/ Pesquisa coreográfica: Daniel Calvet e Gleysson Moreira/ Direção de Produção e Produção Executiva: Giselle Carvalho/ Produção: Pedro Fleury e João Paulo Amorim/ Capacitação e assessoria de filmagem: Estúdio Ocre/ Direção de Fotografia: Daniel Calvet/ Making Off: Estúdio Ocre/ Desenho de Luz: Daniel Calvet/ Montagem e operação de luz: Sérgio Galvão/ Edição: Daniel Calvet/ Som: Cleyber Ribeiro/ Cenografia: Daniel Calvet e Gleysson Moreira/ Figurino: Marílio Cabrita/ Produção de figurino: Jader Magalhães e Amanda Marques/ Maquiagem: Pedro Fleury/ Mídias Sociais: Sílvia Patrícia/ Preparação Física: Studio In by Gisele Cristine/ Design Gráfico: Pedro Fleury/ Tradução de libras: Gessilma Dias

Serviço:

Ateliê do Gesto apresenta versão audiovisual de “Dança boba”

Datas:

22, 24, 29 e 31/10, às 20h – exibição do espetáculo no canal do YouTube do Ateliê do Gesto, seguido de bate-papo na plataforma Zoom

23 e 30/10, às 20h – exibição do espetáculo no YouTube

23, 24, 30 e 31/10, às 18h – exibição do espetáculo no YouTube com acessibilidade: Libras

Exibição da videoaula: improvisação e gestualidade no canal do YouTube do Ateliê do Gesto

  • 25/10, às 16h
  • 27/10, às 19h
  • 30/10 às 10h

You may also like

Leave a Comment