Home Cultura Cabelo: Histórias de mulheres reais

Cabelo: Histórias de mulheres reais

by Ana Flávia

As pessoas expressam sua identidade, suas crenças e muitas vezes seus posicionamentos políticos através dos fios. Cabe a cada um respeitar aquilo que te faz bem, independente do tamanho, cor ou forma do cabelo a opinião de terceiros não deve te afetar ou influenciar suas escolhas.
A liberdade de ser o que quiser também se encontra nos fios. Muitas vezes as mulheres são surpreendidas pelo próprio cabelo, ao realizar transições, por exemplo, quando enxergam de volta a força do natural, o poder e segurança que exalam ao se afirmarem diante do que é considerado padrão.

Entrevista com Gabriela Duarte

“No começo foi complicado, meu cabelo é cacheado. Não muito como de alguns, mas é e isso era um problema. Eu me lembro que estava na moda ter cabelo liso e só era bonito quem estava no padrão, então era difícil ser feia só por causa disso. Eu também sempre pintei o cabelo, muito influenciada pelo Emo e desde os 10 coloco cores extravagantes no meu cabelo. Eu já ouvi de tudo. Desde a como você pode pintar o cabelo você é preta, até: cabelo cacheado e colorido! Está passando vergonha hein meu amor? Tudo isso dito com “carinho” para dar uma “avisada”. Crescer já é complicado, tem muitos fatores para se preocupar. Para mim sempre foi tudo meio opressor. A sociedade sempre julga. As pessoas sempre apontam para mim e falam coisas. Isso mexeu muito comigo, trouxe muitas consequências. Até hoje tenho mania de não olhar nos olhos, de andar de cabeça baixa… como se eu fosse inferior por ser diferente. Eu tento ao máximo não fazer isso, pois essa atitude para mim mesmo que seja inconsciente também é um ato de negar o que eu sinto por mim. Eu tenho orgulho. Ser diferente, ser você mesmo é corajoso e libertador.
Particularmente diria que ainda tenho espasmos dos traumas ocorridos, mas me aceito. Não tenho vergonha de ser quem eu sou. Por isso pinto muito o cabelo. Ainda escuto muitos comentários, positivos e negativos. As pessoas estão sempre querendo que eu pinte de alguma cor, ou faça algo no cabelo. E eu sempre respondo, muito obrigada quem sabe um dia. Agora sou mais leve eu diria. As pessoas tendem a achar que o que um grupo impõe é verdade absoluta, quando que não poderia ser mais o oposto.
Quando estamos em grupo colocamos padrões e tendências e temos a mania de esconder o que pensamos por medo. Então meu conselho é, mesmo que doa não tenha medo de ser você. Seja você, se ame, se abrace, se sinta infinito. A vida é passageira, viva ela intensamente, se jogue, se descubra. A verdade sobre você é você quem faz.”

You may also like

Leave a Comment