Home Cultura Bloco Magnólia apresenta sua primeira música autoral e propõe olhar para referências no jazz

Bloco Magnólia apresenta sua primeira música autoral e propõe olhar para referências no jazz

by Gabriel Barros
Bloco Magnólia - Imagem: Mayara Laila

Em sua 1ª edição, de 24 a 26 de junho, a 1ª Magnólia Mostra Second Line, organizada pelo Bloco Magnólia, tem programação com debates e live show. Pela primeira vez, o Magnólia apresenta ao público suas referências musicais e de performance. O destaque da edição fica por conta da live show, no sábado (26), com o lançamento de sua primeira música autoral.

Toda a programação é gratuita, on-line e acessível em libras.

Idealizado pelo Bloco Magnólia, a 1º edição da Mostra Second Line, de 24 a 26 de junho de 2021, tem como tema Jazz e suas conexões entre Américas. No primeiro ano sem carnaval devido a pandemia de Covid 2019, o bloco se reinventa e aproveita o momento para discutir sobre suas referências, apresentando ao público sua formação e como utiliza a estética do Jazz na musicalidade e corporeidade dos cortejos de second line em New Orleans. Os debates, nos dias 24 e 25, às 19h, e a live show, no sábado, 26, às 16h30, podem ser acompanhados pelo página do Facebook (Facebook: Bloco Magnólia) e canal do grupo no Youtube (Canal Bloco Magnólia).

Na primeira live “Jazz, uma conexão entre Américas”, os instrumentistas representantes dos diferentes naipes contidos nas formações tradicionais de Brass Band, Iberê Sansara, Leonardo Brasilino, Maria Bragança, Xande Tamietti e a convidada Cindy Borgani , irão dialogar sobre temas essenciais para se compreender o jazz como fenômeno. Já na live “Corpo Cortejo entre Américas”, Lira Ribas, Rainy Campos, Andréa Rodrigues, a convidada Aline Serzedello Vilaça, discutem as relações das performatividades em dança em território brasileiro e norte-americano, partindo do entendimento que as estéticas negras são atravessadas pelas histórias vindas do mesmo continente: a África. São corpos afro-diaspóricos que se revelam em todas as Américas. Para Rainy Campos, a possibilidade de aprofundar no que é a Second Line, apresentar as referências de performance é o que há de mais interessante nesta roda de conversa virtual. “É o momento do Magnolia apresentar suas pesquisas e discussão, principalmente, para as pessoas que acompanham e que querem saber mais sobre estas pesquisas”, afirma.

Bloco Magnólia – Imagem: Mayara Laila

Leonardo Brasilino explica sobre as primeiras experimentações musicais do bloco que rapidamente se aprofundou em estudos e foi adicionando mineiridade no repertório. “Tem hypnotic, treme, rebirth. Ao longo do tempo, a gente foi adicionando alguns outros elementos que também identificam o Magnólia, nossos artistas mineiros que têm uma riqueza imensa na sua performance artística e de compor, como  o Marku Ribas, de Pirapora. Isso vem com uma força dobrada com nossa Lira Ribas que é responsável pela parte do corpo dançante” ressalta. Brasilino relembra de Louis Armstrong, considerado a personificação do Jazz e uma das maiores referências do grupo. “Um deles que a gente homenageou, Louis Armstrong que tem carreira dentro desse contexto de  Mardi Gras, dentro deste estilo paralelo que é o Dixieland. Também temos vários ícones da história do Jazz, que muitos têm uma referência do conceito moderno, que são as apresentações em cafés, bares, festivais de jazz modernos”, finaliza.

Lançamento da primeira música autoral do Magnólia é o grande destaque da edição

Além dos debates, para fechar a programação, o grupo traz toda a energia do “carnajazz” na live show Magnólia Brass Band. O público poderá vibrar na beleza das cores laranja e preto, parte da identidade visual do grupo presente na robustez das roupas, na maquiagem marcante e nos adornos, que combinados com o cortejo em um repertório recheado de referências do jazz nas formações Brass Band, traduzem toda a harmonia e leveza instrumental. O público poderá acompanhar a excelência dos arranjos e referências afro-brasileiras com Marku Ribas. O destaque de um ano sem carnaval, mas com a permanente elegância do jazz, o Magnólia, estreia sua primeira música autoral Shake The Magnólia, composta pelo trompetista Lucas Nascimento. A live acontece no sábado, 26, às 16h30. Toda a programação é gratuita e foi adaptada para acontecer integralmente em ambiente digital, respeitando as regras de distanciamento social vigentes. “O Magnólia irá apresentar sua primeira música autoral, depois de muito tempo sem se reunir e sem ter show, acho que é uma possibilidade das pessoas sentirem um pouco mais próximas da produção artística da cidade”, finaliza Rainy Campos.

Sobre o Magnólia: 

O Magnólia é um grupo musical brasileiro que utiliza a estética do jazz na musicalidade e corporeidade, se referenciando nos cortejos de second line em New Orleans. Atualmente é o único no Brasil que faz essa pesquisa e produção artística dentro desse estilo, além de trazer à cena sua referência à produção artística negra.

O Magnólia começou como um bloco de carnaval em 2014 nas ruas de Belo Horizonte, e desde então faz seus cortejos todos os anos. Ao longo de seus 7 anos de existência,  o bloco compreende seu espaço como uma banda em formato brass band que circula por grandes festivais como I Love Jazz, Tudo é Jazz, Virada Cultural Belo Horizonte, Festival Sensacional, Festival Sarará, Festival de Gastronomia de Tiradentes, Honk Rio,  entre outros. É um coletivo de músicos, musicistas e dançarinas/o para realizar a performance cênico musical de suas apresentações. O grupo tem uma coordenação que pensa, organiza e direciona a produção, logística e criação artística, composta por Flávio Maia, Iberê Sansara, Joyce Cordeiro, Leonardo Brasilino e Lira Ribas.

O bloco também desenvolve ações de acessibilidade com o público surdo, com oficinas, ações acessíveis e parcerias. Um dos maiores motivos de seguir com o projeto são os resultados das produções artísticas e político/sociais que é realizada por este coletivo, de se referenciar em uma estética negra e também valorizar a produção artística brasileira, construir um carnaval na rua, acessível, a formação artística que possibilita para os artistas que integram o projeto e sua circulação nacional, e objetivo de reconhecimento internacional.

Serviço: 

PROGRAMAÇÃO 

Data: 24 de junho de 2021 (quinta-feira), às 19h

Live “Jazz, uma conexão entre Américas”

Participantes: Cindy Borgani (Convidada), Iberê Sansara, Leonardo Brasilino, Maria Bragança, Xande Tamietti

Link para acesso: Jazz, uma conexão entre Américas – Magnólia Mostra Second Line

Data: 25 de junho de 2021 (sábado), às 19h

Live “Corpo Cortejo entre Américas”

Participantes: Lira Ribas, Rainy Campos, Andréa Rodrigues, Aline Serzedello Vilaça (convidada)

Link para acesso: Corpo Cortejo entre Américas – Magnólia Mostra Second Line

Data: 25 de junho de 2021,  às 16h30

Live Show Magnólia Brass Band com apresentação inédita “Shake The Magnólia”, primeira música autoral do grupo

Para assistir ao show: https://www.youtube.com/channel/UCWhcP3iR5OR3LHK00Ormosg

Leia também: Guilherme Arantes apresenta single com um novo arranjo

You may also like

Leave a Comment