Home Cultura 40 anos sem Bob Marley

40 anos sem Bob Marley

by Gabriel Barros
Imagem: Divulgação/Island Records/Pipoca Moderna

Bob Marley (1945-1981) revolucionou o universo musical com o reggae, rompendo barreiras com o estilo por todo o mundo. Hoje, 11/05, 40 anos depois de sua morte, seu legado é levado com muito respeito e sucesso por diversas bandas que se inspiram na musicalidade de Bob. O cantor jamaicano já vendeu mais de 75 milhões de discos.

Suas músicas, além do swing característico do reggae, tratavam de situações de vulnerabilidades sociais. Suas obras denunciavam o racismo, a desigualdade social, o colonialismo entre outras causas. Bob Marley era conhecido como a voz dos pobres e oprimidos, sendo considerado assim um grande símbolo de resistência negra e luta por justiças social.

No Brasil, seu maior sucesso é a música ‘No Woman No Cry’, na qual Gilberto Gil fez uma interpretação à altura do astro jamaicano. Confira no vídeo abaixo:

Visita ao Brasil

Bob Marley visitou o Brasil apenas uma vez para participar do lançamento da gravadora alemã, Ariola, mas não fez nenhum show no país. Sabendo do quanto o cantor era fã do futebol, ainda mais pelo brasileiro, foi marcada uma “pelada” Centro Recreativo Vinícius de Moraes, que contou com a participação de Chico Buarque, Evandro Mesquita, Toquinho, entre outros artistas e funcionários da Ariola.

Imagem: Luiz Pinto/Agência O GLOBO

O local escolhido para a festa de lançamento da produtora alemã foi a casa de show ‘Noites Cariocas’, no Pão de Açúcar. O primeiro trabalho lançado pela produtora foi o álbum ‘Um Pouco de Ilusão’, de Toquinho & Vinícius. Entre os convidados estavam grandes nomes da música brasileira, como Ivan Lins, Simone, além de Moraes Moreira que fez o show da noite com a participação de Baby Consuelo.

Bob Marley e seus amigos no ‘Noites Carioca’ – Imagem: Agência O GLOBO

Bob Marley morreu no dia 11 de maio de 1981, quase um ano depois de sua visita ao Brasil, vítima de câncer, aos 36 anos de idade.

Leia também: Precisamos falar sobre a Síndrome da Impostora

Imagem destacada: Divulgação/Island Records/Pipoca Moderna

You may also like

Leave a Comment