Home Cotidiano STF permite que Eduardo Pazuello se mantenha calado em depoimento na CPI da Covid

STF permite que Eduardo Pazuello se mantenha calado em depoimento na CPI da Covid

by João Pedro Martins

O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu hoje (14) uma autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele possa permanecer em silêncio durante o seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia na próxima quarta-feira (19). 

O habeas corpus – instrumento que permite o não pronunciamento de Pazuello – foi concedido pelo ministro da suprema corte nacional, Ricardo Lewandowski. A decisão do magistrado foi motivada por um habeas corpus preventivo protocolado pela Advocacia-Geral da União (AGU), que argumenta que a medida é necessária para evitar a repetição de constrangimentos ocorridos em outros depoimentos. 

Com o ato, o antigo ministro do governo Bolsonaro poderá ser assistido por um advogado. Além disso, o depoente deverá ser tratado com “dignidade, urbanidade e respeito” e não poderá sofrer ameaça de prisão pelos parlamentares, podendo se manter calado perante perguntas que podem de alguma forma incriminá-lo. Em contrapartida, a decisão torna obrigatória a presença de Eduardo Pazuello na CPI.

You may also like

Leave a Comment