Home Cotidiano Prepare o agasalho: o frio intenso deve persistir nos próximos dias

Prepare o agasalho: o frio intenso deve persistir nos próximos dias

by Mariana Aroni

O inverno chegou há pouco mais de uma semana e as temperaturas já têm registrado recordes de baixa. O Governo de Minas divulgou um alerta sobre a possibilidade de frio intenso no estado nos próximos dias, até domingo (04/07). O aviso foi emitido pelo Centro Nacional de Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em alguns municípios da região Sul do estado ocorreram geadas e até temperaturas negativas. De acordo com dados do Inmet, o recorde atual é de Maria da Fé, com -4,2ºC registrados no começo da manhã desta quinta-feira (01/07) — o termômetro da cidade marcou -5ºC —, batendo Monte Verde, distrito de Camanducaia, que havia registrado -2,7°C na madrugada da última quarta-feira (30/06). 

A previsão é de que o frio intenso permaneça nos próximos dias. A Defesa Civil Estadual sugere algumas atitudes que devem ser tomadas neste período de baixas temperaturas:

→  Recomenda-se à população cuidado especial, agasalhando bem crianças e idosos;

→ Animais domésticos também devem ser mantidos em locais adequados, não expostos à friagem; 

→ É preciso redobrar os cuidados com a possibilidade de incidência de doenças respiratórias;

→ É mais importante ainda evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas;

→ Realizar frequentemente a higienização das mãos, utilizar álcool em gel e se manter bem hidratado todo tempo.

→ Manter os cuidados com a população em situação de rua. 

→ Caso você identifique, próximo a sua residência, pessoas nessa condição, ofereça um agasalho ou um cobertor como um ato de solidariedade.

Para acompanhar as atualizações da Defesa Civil em tempo real, cadastre-se no sistema de alertas via SMS. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 informando o cep do local que você quer acompanhar.


Foto: Willian Siqueira / Reprodução Portal G1

You may also like

Leave a Comment