Home Cotidiano Depois de cinco dias parada, Fiocruz retoma produção de vacina contra covid-19

Depois de cinco dias parada, Fiocruz retoma produção de vacina contra covid-19

by João Pedro Martins

A produção de vacinas contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca foi retomada hoje (25) pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz). O desenvolvimento de doses do imunizante contra o coronavírus no país estava suspenso desde a última quinta-feira (20) e a retomada das atividades só foi possível com a chegada de um novo carregamento do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) que é transportado da China para o Brasil. 

O carregamento recebido é capaz de produzir 12 milhões de doses. Isso significa que a produção dos imunizantes ocorrerá de maneira ininterrupta até a terceira semana de junho. Com a retomada da produção – levando em consideração o tempo para a preparação das doses – as vacinas que começarão a ser produzidas hoje devem ser entregues para o Sistema Único de Saúde (SUS) entre os dias 14 e 19 de junho.

A Fiocruz já produziu e entregou ao Programa Nacional de Imunização (PNI) cerca de 37 milhões de vacinas contra covid-19. E, de acordo com o vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, Marco Krieger, mais 26 milhões serão entregues até o início de julho. Se a promessa for cumprida, 62 milhões de doses terão sido disponibilizadas ao PNI.

Até o momento, mais de 42 milhões de pessoas já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Brasil. O número representa cerca de 20% da população nacional. O país já registrou mais de 450 mil mortes por coronavírus e mais de 16 milhões de casos confirmados da doença. 

You may also like

Leave a Comment