Home Cotidiano Covid-19: testes com nova vacina demonstram eficácia contra variantes

Covid-19: testes com nova vacina demonstram eficácia contra variantes

by João Pedro Martins

Uma nova candidata a vacina contra covid-19 em desenvolvimento nos EUA conseguiu mais de 90% de eficácia em ensaios clínicos. O imunizante da empresa Novavax demonstrou ser capaz, inclusive, de proteger contra variantes do novo coronavírus – neste caso a capacidade de imunização girou em torno dos 70%. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (14).

O estudo para desenvolvimento da vacina foi realizado com 3 mil voluntários e agora a empresa entrará com pedido para a autorização de emergência das autoridades de saúde norte-americanas O processo também deve se estender a outros países.

“Em termos práticos, é muito importante que a vacina possa proteger contra um vírus que está circulando descontroladamente” entre as novas variantes, disse à Reuters o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Novavax, Gregory Glenn.

A responsável pelo desenvolvimento da vacina almeja produzir 100 milhões de doses por mês até o final do terceiro trimestre de 2021. Além disso, outras 150 milhões de doses por mês são esperadas até o quarto trimestre do ano que vem.

Resultados 

A Novavax anunciou que a vacina foi 91% eficaz entre os voluntários com alto risco de infecção grave, Além disso, foi 100% eficaz na prevenção de casos moderados e graves de covid-19. Entre as variantes, os resultados foram de aproximadamente 70% de eficácia – a empresa não foi capaz de identificar ao certo qual das variantes foram envolvidas nos estudos.

Dentre as possíveis reações e efeitos colaterais, foram detectados dor de cabeça, fadiga  e dor muscular. Apenas um pequeno número de participantes registrou efeitos colaterais descritos como graves.

You may also like

Leave a Comment