Home Cotidiano Covid-19: Joe Biden planeja doar 500 milhões de doses da vacina da Pfizer

Covid-19: Joe Biden planeja doar 500 milhões de doses da vacina da Pfizer

by João Pedro Martins

O Presidente dos Estado Unidos, Joe Biden, planeja a maior doação de vacinas contra covid-19 já feita. A ideia do democrata é realizar a compra de 500 milhões de doses de imunizantes junto a Pfizer e destinar as doações a mais de 90 países. O anúncio da intenção do líder norte americano chega depois de um encontro na Inglaterra com presidentes das outras economias avançadas do G7.

Em comunicado realizado pela Casa Branca, foi afirmado que “o objetivo da doação é salvar vidas e encerrar a pandemia, além de fornecer o fundamento de ações adicionais a serem anunciadas nos próximos dias”.

O cronograma para desenvolvimento da iniciativa considera a entrega de 200 milhões de doses da Pfizer ainda este ano e de outras 300 milhões para o primeiro semestre do ano que vem. Vale ressaltar também que as vacinas serão disponibilizadas a um preço sem margem de lucro e serão destinadas a países de baixa renda além da União Africana.

“Nossa parceria com o governo dos EUA ajudará a levar centenas de milhões de doses de nossa vacina aos países mais pobres do mundo o mais rapidamente possível”, disse o executivo-chefe da Pfizer, Albert Bourla.

De acordo com a Casa Branca, Biden pede que, em contrapartida às doações, as democracias do mundo façam sua parte para ajudar a acabar com a pandemia. O presidente norte americano também já se demonstrou favorável a dispensa de direitos de propriedade intelectual de alguns imunizantes pensando na ampliação da produção deles. Porém, o assunto ainda não possui consenso internacional.

You may also like

Leave a Comment