Home Cotidiano “A população acima de 18 anos será vacinada até o fim do ano”, afirma ministro da Saúde

“A população acima de 18 anos será vacinada até o fim do ano”, afirma ministro da Saúde

by João Pedro Martins

O ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, afirmou neste sábado (12) que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão ser vacinados contra a covid-19 até o final de 2021. A fala dele aconteceu durante um evento – por videoconferência – no Rio de Janeiro sobre o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita. Até o momento, 484.350 pessoas já morreram por conta da pandemia no Brasil.

“Este ano, a despeito das condições ainda complexas na assistência à saúde, o Ministério da Saúde já contratou 600 milhões de doses de vacina, de tal maneira que a população acima de 18 anos será vacinada até o fim do ano. Isto eu posso assegurar.” Afirmou Queiroga.

Acordos para Vacinas

O responsável pela pasta da Saúde do governo também lembrou que o acordo de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fiocruz já foi firmado. Isto permite que as vacinas contra covid-19 sejam produzidas no Brasil com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) nacional.

Além disso, ele lembrou de acordos já feitos com outras farmacêuticas para a chegada de mais doses ao país. “Nós já temos 200 milhões de doses da Pfizer contratadas e 100 milhões dessas doses estarão disponíveis até setembro. Outros 100 milhões de doses estarão disponíveis até dezembro. E avança o contrato para mais 100 milhões de doses da [vacina da empresa] Moderna.”

O médico finalizou afirmando a convicção no término da situação sanitária atual no país. “Então, isso é a certeza que nós vamos vacinar a nossa população e por fim ao caráter pandêmico dessa doença”.

You may also like

Leave a Comment