Home Projeto UniversitárioGrupo 1 Sons do silêncio | Observações

Sons do silêncio | Observações

by Amanda Gouvêa

Quatro minutos pode parecer muito ou pouco tempo, a depender da perspectiva.
Neste pequeno momento você pode se apaixonar, sorrir, chorar, comer, pular, dançar ou ouvir uma música, mas você também pode parar, respirar, fechar os olhos e ouvir os sons do silêncio.

No pequeno bairro familiar de Bela Vista, em 240 segundos pode-se ouvir uma sinfonia de pássaros, cachorros pequenos e grandes a latir e algumas galinhas a cacarejar.
Bem-te-vi, João-de-barro e Sabiá… Talvez tenha mais um punhado de espécies diferentes cantando, mas o som desses três são especialmente familiares e trazem lembranças das belas manhãs na casa da Vovó.

Nenhuma voz, nenhum carro na rua… Os únicos sons mecânicos ouvidos são os distantes barulhos dos motores dos caminhões que passam na BR. Num instante, o silêncio se torna cor, cheiro, formas e sons.

No intervalo de 10h24 a 10h28 de uma manhã de segunda-feira, às pessoas que ainda estão em casa fazem barulhos tímidos que não podem ser ouvidos do lado de fora.
Acordar, preparar o café e seguir pela jornada do dia. Dez da manhã parece ser tarde para alguns e o horário certo para outros.
E assim o dia amanhece, mais uma vez, na tranquilidade de um bairro afastado, sem prédios, sem trânsito e com um belo e animador bom dia: a canção dos pássaros.

You may also like

Leave a Comment