Home Política “Nossa política externa não será limitada ao acordo nuclear”, afirma presidente eleito do Irã

“Nossa política externa não será limitada ao acordo nuclear”, afirma presidente eleito do Irã

by João Pedro Martins

O presidente eleito do Irã, Ebrahim Raisi, 60, concedeu hoje (21) sua primeira entrevista coletiva após vencer o pleito nacional na última sexta-feira (18). Nela, ele afirmou que “a política externa (do seu governo) não será limitada ao acordo nuclear” – pacto que aconteceu em 2015 junto a potências mundiais.

“Teremos interação com o mundo. Não ataremos os interesses do povo iraniano ao acordo nuclear”, afirmou Raisi que assumirá o lugar de Hassan Rouhani. As eleições iranianas  aconteceram num cenário em que o país tenta preservar o acordo nuclear. Além disso, a nação tenta se livrar das sanções impostas pelos Estados Unidos, que levaram a uma retração econômica acentuada.

Negociações a respeito do pacto têm acontecido desde abril, em Viena , para determinar como o Irã e os EUA poderiam voltar a obedecê-lo. O acordo – que tinha sido firmado ainda na gestão do democrata Barack Obama – foi abandonado pelo então presidente norte-americano, o republicano Donald Trump, em 2018. O derrotado nas eleições do ano passado também impôs sanções ao país do Oriente Médio.

“Peço aos Estados Unidos que retomem o compromisso com o acordo; todas as sanções impostas ao Irã precisam ser suspensas e verificadas por Teerã”, disse Ebrahim Raisi, que também afirmou que a União Europeia não cumpriu seus compromissos.

You may also like

Leave a Comment