Home Destaque Joe Biden assume presidência dos EUA

Joe Biden assume presidência dos EUA

by João Pedro Martins

Trump não comparece à posse e evento não contará com sucedido e sucessor pela primeira vez em 152 anos.

O democrata Joe Biden recebe oficialmente o cargo de presidente dos Estados Unidos da América, hoje (20) às 14h, em uma cerimônia que terá mais soldados americanos do que civis. Com as restrições e orientações sobre o Coronavírus, não é esperado público nos arredores da esplanada em Washington. 200 mil bandeiras farão a composição da cerimônia como representação dos estados americanos e, em contrapartida, 25 mil soldados da guarda nacional fazem a segurança da região.

A expectativa é de grande tensão para o evento que marca o início do democrata como chefe do executivo dos norte-americanos. Medidas rígidas de segurança foram tomadas após a invasão do Congresso americano por apoiadores de extrema-direita de Donald Trump.

Como 46º presidente da maior potência mundial, Joe Biden enfrentará uma das mais complicadas conjunturas políticas, econômicas e sanitárias da história do país. Com mais de 400 mil mortes pela pandemia, a paralisação das atividades comerciais e as grandes divergências políticas da população americana, o ex-senador pelo estado de Delaware terá de unificar um país polarizado e machucado.

Como promessas de campanha, o democrata garantiu a volta do país ao Acordo de Paris e determinou o uso obrigatório de máscaras. Além disso, seu governo prepara um pacote de US$ 1,9 trilhão como combate à pandemia e aos danos econômicos trazidos por ela.

Donald Trump

O agora ex presidente americano, Donald Trump adotou um discurso mais brando depois do ocorrido no Capitólio. Em vídeos postados após a invasão, o 45º presidente dos EUA defendeu a paz e condenou a violência nos protestos. Sendo o primeiro presidente em 152 anos a faltar à posse do sucessor, Trump deixou a Casa Branca pela manhã e foi para um resort na Flórida.

You may also like

Leave a Comment