Home Política Governador Impeachmado do Rio, Witzel critica governo Bolsonaro em depoimento na CPI da Covid

Governador Impeachmado do Rio, Witzel critica governo Bolsonaro em depoimento na CPI da Covid

by João Pedro Martins

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel prestou depoimento para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, nesta quarta-feira (16) e afirmou que tanto governadores como prefeitos ficaram desamparados pelo governo federal. O político impeachmado criticou também a forma como o Ministério da Saúde agiu durante a crise sanitária do coronavírus. Para ele, “o nível de cooperação foi praticamente zero”.

“Os governadores, prefeitos de grandes capitais e pequenos ficaram totalmente desamparados do apoio do governo federal, isso é realidade inequívoca documentada em várias cartas que encaminhamos ao presidente da República”, disse Witzel.

Sobre vacinas, respiradores e equipamentos de proteção individual, o ex-líder do executivo fluminense afirmou que se o Brasil tivesse negociado com os governos chinês, alemão e norte-americano “nós não teríamos ficado à mercê dos preços dos mercados internacionais”.

Condições para o depoimento

Witzel poderia não comparecer à CPI da Covid se quisesse. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques concedeu ao político o direito de não comparecer à CPI da Pandemia. A decisão aconteceu por conta de um habeas corpus protocolado pela defesa, que alegou que o depoimento seria ilegal. 

Os advogados afirmaram que o ex-governador foi convocado como testemunha para depor sobre fatos aos quais responde na Justiça como investigado. Ainda pela decisão, Witzel não precisou assumir o compromisso de dizer a verdade durante o depoimento e não foi obrigado a responder às perguntas, além de poder ser acompanhado por seu advogado.

Impeachment

Witzel está afastado do cargo de governador desde agosto de 2020. Ele perdeu o posto no final de abril, após o Tribunal Especial Misto aprovar por unanimidade seu impeachment. Ele foi considerado culpado pelo crime de responsabilidade na gestão de contratos da área de saúde durante a pandemia de covid-19 no estado. No depoimento. Witzel se defende e diz ter sido vítima de perseguição.

You may also like

Leave a Comment