Home Esportes Red Bull voa com Max e Sergio enquanto Mercedes bate cabeça

Red Bull voa com Max e Sergio enquanto Mercedes bate cabeça

by Camila Toledo
Red Bull e Mercedes
A etapa da Estíria promete ser mais um palco para a disputa entre Red Bull e Mercedes pela liderança do campeonato de Fórmula 1. No confronto de pilotos, Max está na ponta após a vitória na França.

Enquanto a Mercedes parece ter dificuldades em traçar estratégias que possibilitem a seus pilotos extraírem o melhor de seus carros, a Red Bull conta com a confiabilidade tanto dos veículos – que vêm se mostrando os mais rápidos desta temporada -, quanto de seus pilotos.

Sergio Pérez parece mesmo ter sido a escolha mais acertada para vestir o azul da Red Bull. Após frustrações da equipe com Pierre Gasly e Alex Albon, “Checo” vem mostrando consistência para ficar entre os 5 primeiros no grid (inclusive conquistando pódios).

Sobretudo, a experiência do mexicano – que por muito pouco não ficou sem equipe em 2020 – tem ajudado e muito na estratégia da RBR.

Por outro lado, Valtteri Bottas se mostra insatisfeito há muito tempo. Sendo sempre preterido por Lewis Hamilton, mas, ao mesmo tempo, tendo de ajudar o inglês na tentativa de segurar as duas Red Bulls, o finlandês não vive um bom momento.

Bottas externou sua indignação com a Mercedes através do rádio na corrida de Paul Ricard. Bastante exaltado, ele questionou sua equipe sobre o porquê de não o terem ouvido quanto às paradas que seriam necessárias e quando realizá-las.

A estratégia da equipe custou a Lewis a vitória na França, onde nada pôde fazer para segurar Max, que havia parado antes, com pneus de 30 voltas. Valtteri terminou em quarto.

Fora das Pistas

Nos bastidores, os rumores de uma possível saída de Bottas ao fim da temporada ganham força. Caso isso se concretize, George Russel, atualmente na Williams, surge como opção para assumir a segunda Mercedes.

Hamilton, porém, pediu publicamente para sua equipe renovar o contrato com o finlandês e se negou a responder qualquer coisa sobre Russel.

Não bastasse a disputa na pista, a Federação Internacional de Automobilismo emitiu uma diretiva técnica que impõe pit stops mais lentos na Fórmula 1. A Justificativa da FIA foi de aumentar a segurança e evitar acidentes decorrentes de porcas frouxas e rodas se soltando. Fato curioso: Bottas rodou sua Mercedes dentro nos boxes nos treinos livres de hoje, visando a corrida na Áustria, e receberá punição de 3 posições no grid.

O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, em entrevista à uma revista alemã, disse acreditar que a iniciativa da FIA com a mudança foi tomada por pressão da Mercedes. Isso porque a RBR vem se destacando com seus pits velozes e perderia essa vantagem com a nova diretiva.

A norma passa a valer no GP da Hungria, em agosto. Até lá, a Red Bull e seus pilotos têm 3 corridas para se distanciar na liderança e a Mercedes, para tentar roubar a ponta e “jogar com o regulamento”. A primeira delas é neste domingo, justamente no Red Bull Ring, às 10 da manhã.

*Imagem em destaque: AFP – Javier Soriano

You may also like

Leave a Comment