Home Destaque Campeonato Alemão volta às atividades

Campeonato Alemão volta às atividades

by Gabriel Barros

Recomeçou, neste sábado, a Bundesliga (campeonato alemão) depois de 2 meses de paralisação. A volta do campeonato marcou a vitória do Borussia Dortmund por 4×0 sobre o Schalke 04. Os gols foram marcados por E. Haalan, R. Guerreiro 2x e T. Hazard.

O bom comportamento da população alemã, juntamente com as medidas assertivas do país, resultou em um planejamento detalhado para minimizar os riscos de contaminação.E O futebol foi colocado à prova hoje. 

“Nosso conceito se baseia em três pilares. O primeiro é o monitoramento das doenças infecciosas, caso da Covid-19. Todas são registradas e monitoradas durante o campeonato. O segundo pilar é ser rígido no controle de higiene e manter o distanciamento social nos treinos e partidas ao máximo. O terceiro são os testes constantes e repetitivos. Essas medidas são essenciais para diminuir ao máximo o risco dos envolvidos”  disse Tim Meyer, líder da força-tarefa da Liga de Futebol Alemã (DFL), via assessoria de imprensa.

Foram listados os procedimentos necessários e obrigatórios para que as partidas, gradativamente, voltem. Acompanhe abaixo:

  • Os times devem chegar em vários transportes, com um mínimo de 1,5m de distância entre os jogadores.
  • O uso do vestiário deve respeitar a regra de 1,5m de distância mínima, escalonando a utilização entre titulares e reservas. Tempo máximo de permanência de 30 minutos, sempre com máscaras.
  • Entrada no gramado sem crianças acompanhando, cerimônia de abertura, aperto de mão e último papo no campo.
  • No banco de reservas, jogadores devem se sentar com um banco vazio entre um e outro, para garantir o mínimo de distância de 1,5m.
  • Não haverá sala de imprensa ou zona mista. A entrevista coletiva será por ligação de vídeo à distância.
  • Todos no estádio, menos jogadores e árbitro de campo, devem usar máscaras, incluindo os treinadores e os reservas no banco.
  • Bolas precisam ser desinfetadas antes e durante o jogo.

Já no Brasil, o campeonato mais perto de voltar às atividades é o Gaúcho. Um “período-base” foi estudado para o retorno das partidas. Todos os clubes aprovaram nesta semana, por unanimidade, a volta dos jogos entre meados de Julho e Agosto. 

“O Gaúcho talvez seja o laboratório de todos os regionais, porque está muito mais adiantado. E vai ser uma experiência importantíssima a ser feita. Pela primeira vez no país se farão os jogos com monitoramento. Acho que temos uma situação bastante importante, de muita responsabilidade: dar demonstração de que se pode fazer futebol seguro” disse Romildo Bozan, presidente do Grêmio.

You may also like

Leave a Comment