Home Economia Proibição do corte de luz por inadimplência é prorrogada por mais 3 meses

Proibição do corte de luz por inadimplência é prorrogada por mais 3 meses

by João Pedro Martins

O corte de energia elétrica por inadimplência está suspenso por mais três meses no Brasil para os consumidores de baixa renda. A decisão aconteceu hoje (15) por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é válida até o fim de setembro. A medida não isenta os consumidores do pagamento pelo serviço de energia elétrica, apenas garante a continuidade do fornecimento para aqueles que têm sofrido com a falta de recursos por conta da pandemia de covid-19. 

Esta não é a primeira vez que o benefício é concedido. Em março, a Aneel havia decidido suspender o corte de energia por inadimplência para esta faixa de consumidores até 30 de junho. 

“Essas ações vêm permitindo resguardar o consumidor de energia elétrica mais carente, sem que haja o comprometimento econômico e financeiro das concessionárias dos serviços de distribuição”, afirmou o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.

Ainda de acordo com a Aneel, espera-se que cerca de 12 milhões de famílias sejam beneficiadas. Para isto, elas precisam estar inscritas no Cadastro Único, com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Além delas, famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento, com renda de até três salários mínimos e famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também serão ajudadas.

You may also like

Leave a Comment