Home Cultura O Cordel nas Ocupas: Ocupações urbanas recebem arte, cultura, e conscientização sobre prevenção à covid-19 neste sábado (17)

O Cordel nas Ocupas: Ocupações urbanas recebem arte, cultura, e conscientização sobre prevenção à covid-19 neste sábado (17)

by Gabriel Barros

Em articulação com o Movimento de Luta nos Bairros – MLB, neste sábado, 17, Grupo Parangolé realiza cortejo no “Cordel Móvel, veículo multimídia, e leva música, arte e instruções de convívio na pandemia para os moradores de ocupações urbanas periféricas de Belo Horizonte e região metropolitana. Cartazes foram colocados nas regiões para comunicar a população local. O Grupo também realiza nesta quinta-feira, 15, live junto ao MLB para discutir a democratização da cultura

Como o cordel pode contribuir para a luta pela democratização da cultura nas cidades? Esta pergunta permeia as ações do Grupo Parangolé que busca através do cordel e da arte desenvolver consciência crítica e emancipação nas periferias. Em articulação com o Movimento de Luta nos Bairros – MLB e a Ocupação Izidora, o Grupo Parangolé pretende levar o “Rolé” com o Cordel Móvel  para ocupações urbanas das áreas periféricas de Belo Horizonte e Região Metropolitana neste sábado, 17. O “Cordel Móvel” irá circular pelas ruas com música, animação e instruções de convívio na pandemia para os moradores desses locais que, geralmente, não são contemplados em programas e atividades culturais. 

O cortejo será encenado do Cordel Móvel pelo mestre de cerimônia Cascão e o músico Thiago Gazzinelli, respeitando as medidas de distanciamento e os devidos cuidados sanitários. O primeiro cortejo, pela manhã, contempla as ocupações Vitória, Esperança e Rosa Leão, na Ocupação Izidora, e o outro, à tarde, do mesmo dia, no Barreiro (Horta, Camilo Torres, Irmã Dorothy, Eliana Silva, Nelson Mandela, Paulo Freire, Horta 2, Manoel Aleixo). Cascão, cordelista e diretor artístico do Parangolé, explica que, com a pandemia, cinco apresentações presenciais nas periferias de Belo Horizonte foram transformadas em lives, vídeo-aulas e giros pelas ocupações. “A essência do artista de rua é juntar gente numa praça e lá fazer nossa arte. Com o Cordel Móvel, que é um veículo multimídia, vamos levar um pouco das nossas músicas, bordões, especialmente, em cordel, a questão da segurança sanitária neste momento de pandemia. A expectativa é tentar aproximar a arte das pessoas nessa impossibilidade que a pandemia nos trouxe”, afirma Cascão.

Outra ação proposta pelo grupo é uma conversa com o tema “O cordel ocupa a cidade” entre o Grupo Parangolé e o Movimento de Luta nos Bairros (MLB) e Ocupação Izidora. A partir de muitas reflexões de como o espaço comum de vivências se torna o grande palco da vida, a discussão irá perpassar pela a arte e a cultura nas ocupações urbanas e periferias de Belo Horizonte que respiram latentes em cada gueto da cidade. A live, nesta quinta-feira, 15 de julho, às 19h30, pode ser acessada pelo link Grupo Parangolé (@parangole_arte_mob).

As ações fazem parte da Caravana Cordéis, circuito de eventos comemorativos dos 22 anos do Parangolé, que promove uma série com oito lives no Instagram, do dia 6 de maio ao dia 15 de julho. O projeto utiliza a arte para mobilizar as pessoas em torno do aprofundamento da cidadania e da preservação do patrimônio cultural. Nas lives, Cascão, cordelista e diretor artístico do Parangolé e o ator e diretor Lucílio Gomes recebem, a cada semana, um convidado que apresenta seus trabalhos e discute sobre temáticas atuais como LGBTIQIA+ no cordel e a promoção de um cordel sem machismo. Além disso, nas lives o público poderá acompanhar reflexões sobre educação, cultura, música e ocupações populares dos espaços urbanos.  A ideia principal é transmitir essa forma de arte para o público em geral com o objetivo de incentivar a fruição artística da literatura de cordel e o respeito às manifestações da cultura popular. O projeto faz parte do trabalho do ativista cultural Cascão e do Parangolé, e é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

A História dos Cordéis estará disponível no Youtube: O público poderá acompanhar, no segundo semestre, três vídeo-aulas sobre a história dos cordéis, seu processo de criação, declamação e a manufatura de suas ilustrações feitas com xilogravura. Os conteúdos serão disponibilizados no canal do Parangolé no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UC_OoEM8R1cegKBM-uGxgSXA.

Serviço: Caravana Cordéis – Parangolé 22 anos

Data: 15 de julho, quinta-feira, às 19h30

Live: Parangolé convida Movimento de Luta nos Bairros e Ocupação Izidora 

Tema: O cordel ocupa a cidade

Pelo Instagram (https://www.instagram.com/parangole_arte_mob/)

Data: 17 de julho, sábado

“Rolé” com o Cordel Móvel- cortejo nas ocupações Vitória, Esperança e Rosa Leão, na Ocupação Izidora, e o outro, no Barreiro (Horta, Camilo Torres, Irmã Dorothy, Eliana Silva, Nelson Mandela, Paulo Freire, Horta 2, Manoel Aleixo). Cartazes foram colocados nas áreas para convidar a população das áreas.

You may also like

Leave a Comment