Home Cultura Do Barreiro para o mundo: Mabam Festival completa 5 anos

Do Barreiro para o mundo: Mabam Festival completa 5 anos

by Gabriel Barros
Tizumba e Julia - MABAM Festival - Imagem: Pablo Bernardo

O MABAM Festival celebra 5 anos de existência com extensa programação artística, fórum de ideias e formações. O evento, que é idealizado na região do Barreiro em BH, já é um dos maiores da capital e promove a história, cultura afro-brasileira e conecta BH à África através de atrações nacionais e internacionais. Toda a programação é on-line e gratuita.

A 5ª edição do MABAM Festival acontece de 7 a 12 de junho. O tema da edição é Mercado Afrikano e celebra a herança dos saberes ancestrais e propõe novo olhar para a construção coletiva de abundância financeira e criativa. Com o protagonismo de cantores, músicos, poetas, dançarinos, produtores, técnicos e empreendedores, a iniciativa tem ações que fomentam o afeto, a cultura e a economia criativa. As apresentações, intervenções e fórum de ideias serão exibidos pelo canal do Youtube e as formações, pela plataforma Zoom, mediante inscrição prévia.

O MABAM Festival 5 anos: Mercado Afrikano é idealizado por ativistas e produtores culturais do Instituto Alforriado Matias, com produção da Música Revoluciona e o apoio da Secult – Secretaria de Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, por meio  da Lei Aldir Blanc.

Ao todo, 9 atrações musicais e intervenções artísticas serão exibidas pelo canal do Youtube no dia 12 de junho, sábado, a partir das 16h. Entre as atrações estão Mauricio Tizumba, congadeiro, candomblecista e artista plural, que em seu show, convida Júlia Tizumba, sua única filha que é cantora, compositora, percussionista;  a artista mineira Tamara Franklin, dona de uma voz marcante que tem na música instrumento de transformação social, a artista expõe o machismo e o racismo em suas letras com ironia e inteligência. 

Em conexão com África, Mamour Ba, músico e multi-instrumentalista senegalês, mostra um trabalho totalmente autoral e se apresenta acompanhado de seu filho, Cheikh Ba, na bateria, e de sua filha Djeinaba, no piano. E ainda, Sérgio Diaz, poeta e músico; Regis Abelha, poeta e empreendedora; Karine Bassi, escritora e artivista pelas causas sociais; Marcos Buraco, músico, arte-educador; Itsa, artista não-binário, dançarine; Ponto Qu4tro, banda independente do cenário da música na capital mineira. 

Mamour Ba – MABAM Festival – Imagem: Pablo Bernardo

Para Ayobami Nombulelo e Marlon Andreata, idealizadores do evento, celebrar é uma forma de resistir e contar a história da população. O MABAM resgata a história do abolicionista Alforriado Matias que viveu no Barreiro no século XIX e mudou o curso da história na região com seu ato de coragem. Ayobami Nombulelo explica que por ser feito coletivamente, é possível fortalecer os vínculos entre a comunidade.

“Há 5 anos manifestamos cultura, movimentamos economia criativa, fomentamos a história e cultura afro-brasileira nas escolas, nas ruas e na vida,” finaliza.

Para Marlon, o MABAM Festival promove a expansão do conhecimento na comunidade.

“Através das artes integradas, música negra, exposição fotográfica dos estudantes da rede pública de ensino, do incentivo à economia criativa, de formações, e protagonismo de pessoas negras, que a gente oferece ferramentas e tecnologias para a construção de novas narrativas”, conclui Marlon.

Como assistir:

12/06 – 14h00 – Fórum de Ideias

“Como tornar o mercado mais africano e inclusivo a partir de negócios de impacto?” com Danny Mendes e João Souza. Mediador: Dú Pente

Informações: não precisa de inscrição, acesse https://www.youtube.com/c/mostraafro 

Intervenções artísticas:

12/06 – 16h00 – Intervenções e Apresentações

Para acessar: https://www.youtube.com/c/mostraafro 

Leia também: Friends: episódio especial gera aumento nas buscas das trilhas sonoras da série

Imagem destacada: Pablo Bernardo

You may also like

Leave a Comment