Home Cotidiano Projeto busca implantar Instituto Médico Legal Veterinário em BH

Projeto busca implantar Instituto Médico Legal Veterinário em BH

by Mariana Aroni

Com ação inédita, a capital de Minas será pioneira, por meio de um IMLV, na investigação técnica
de crimes cometidos contra animais

De forma pioneira, Belo Horizonte ganhará um Instituto Médico Legal Veterinário (IMLV) e será a primeira cidade brasileira a contar com uma entidade técnico-legal para auxiliar a Polícia Civil em perícias técnicas e investigações de crimes contra animais. O IMLV será instalado dentro do Hospital Público Veterinário, localizado no bairro Madre Gertrudes. Ainda em processo de concepção de desenvolvimento, o instituto não tem data para ser inaugurado.

As atividades do IMLV serão destinadas à investigação de crimes contra animais em condição de abandono, nas ruas ou que sofreram maus tratos dos próprios tutores ou terceiros. Equipes veterinárias realizarão exames de necropsia ou de corpo de delito nos animais feridos que chegarem ao hospital.

O objetivo da instalação do Instituto Médico Legal Veterinário é que, com  as perícias técnicas, a Lei Sansão se torne melhor aplicada e tenha resultados mais efetivos. No final do ano passado, a Lei Federal nº 14.064/2020 — denominada Lei Sansão — foi publicada, tornando mais rígida a pena para crimes de maus tratos contra animais.

Com a criação desse espaço, além do amparo e da assistência que já são oferecidos pelo hospital, os animais vítimas de crimes terão seus direitos — amparados pela referida lei — de fato requeridos e assegurados.

O projeto é uma iniciativa do empresário Alexandre Soares, da Ong Patas para Você, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-MG).

*Com informações do Jornal Estado de Minas

You may also like

Leave a Comment