Home Cotidiano Arte e conhecimento no Lanapalooza

Arte e conhecimento no Lanapalooza

by Gabriel Barros

Acontecerá entre os dias 22 e 26 de junho, a terceira edição do Lanapalooza. O Seminário Teórico Festivo, idealizado pelo professor Luiz Lana, é uma mescla entre arte e conhecimento sobre os conteúdos lecionados pelo professor em sala de aula (devido à pandemia do COVID-19, on-line). Os cursos que estarão participando do evento são: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico, localizados nos campi Liberdade e Contagem do Centro Universitário UNA.

O Seminário, que envolve direta e indiretamente, quase 2.000 alunos, funciona da seguinte forma: os alunos escolhem uma temática discutida durante as aulas ao longo do semestre, e, a partir daí, devem apresentar o conteúdo escolhido através de uma manifestação artística. Todo tipo de apresentação é válida, contanto que esteja dentro da grade curricular ministrada pelo professor. Dentre as apresentações, são executadas danças, teatros, musicais, grafites, entre outras tantas artes.

O professor Luiz Lana, idealizador do projeto, comenta sobre a metodologia de ensino que o evento carrega, e o quanto ela é eficaz para o aprendizado e absorção do conteúdo proposto em suas aulas.

“A abordagem que eu uso é a Freiriana. Nesta abordagem, criada por Paulo Freire, costuma-se considerar os aspectos sociais, humanos e culturais de cada aluno para ensinar. A questão chave é o conhecimento, que pode transformar as pessoas que, consequentemente, transformariam o mundo. Ou seja, a transformação é muito importante neste método. Então o professor precisa escutar todos os alunos para ajudá-los a criar confiança e atingir a própria libertação, ao contrário da escola tradicional em que o professor deposita o conhecimento em cima da classe. O método freiriano costuma não prever provas para os estudantes, mas em algumas escolas pode acontecer.

A proposta da realização do evento este semestre, mesmo on-line, também se justifica pelo grande sucesso de sua segunda edição (2019/2). A repercussão das apresentações geraram resultados satisfatórios. No Instagram, foram mais de 300 stories referentes aos trabalhos e ainda 150 posts na timeline com a tag “#lanapalooza”. Além do grande engajamento gerado nas redes sociais, o festival ainda contou com aparições em veículos de comunicação, entre eles: Estado de Minas, Rádio Inconfidência, Jornal Notícias de Contagem, Portal Bem Minas, Jornal Dia Dia, SEGS – Portal de Clipping, Portal da TV Mais Contagem, Portal Quero Bolsas e Jornal de Belô.

Luiz expõe quais os desafios para a realização do seminário on-line.

“Acho que o maior desafio é melhorar a experiência dos participantes. Essa é uma grande, se não a principal, preocupação. Conteúdo, networking, espaços, programação… tudo está relacionado à experiência dos participantes. A memória de todos nós guarda aquilo que valeu a pena participar, e é isso que queremos oferecer, essa lembrança inesquecível para o participante! Utilizar a tecnologia para proporcionar a melhor experiência é uma grande tendência e necessidade do mercado. Tudo que o participante possa ver, tocar e experimentar contribui para uma melhor experiência. Então vale a pena conhecer melhor o comportamento do seu público para que no fim do evento tenha a certeza de que sim, conseguiu superar mais esse desafio.”

A aluna Emilly Viana, graduanda em Publicidade e Propaganda, conta um pouco de como foi sua experiência com a edição anterior do festival.

“O Lanapalooza veio com intuito de trazer a tona o nosso lado artístico aliado ao conhecimento. Como uma boa fã da cultura pop, o nome do evento me instigou desde a primeira vez mencionado, me fazendo criar uma expectativa enorme sobre como seria. As expectativas foram totalmente superadas depois do MAIOR desafio que já enfrentei em um trabalho: produzir, dirigir, atuar e editar um curta sobre um musical. O conhecimento sobre áreas que sempre imaginei aprender pagam todo o estresse e cansaço que foram gerados durante o processo, e essa é a parte mais incrível de tudo. O evento nos faz crescer de forma extraordinária e nos traz a melhor sensação de frio na barriga, quando estamos sendo expostos a algo totalmente novo e cativante.”

Bruna Maria, também graduanda de Publicidade e Propaganda, reforça o quanto o festival foi importante para a absorção do conteúdo estudado.

“Não tenho palavras para descrever, mas vamos lá. Foi o melhor evento acadêmico que já participei! Te dá um baita de um trabalho, mas o aprendizado que tive foi maravilhoso. Me joguei de cabeça no mundo artístico através do musical que minha sala toda fez, e não posso esquecer do meu trabalho: um mural clássico do TIO SAM. O Lanapalooza te instiga a procurar mais sobre a matéria, para que seu trabalho se torne o melhor! E que ele entre para a história da vida do Lana.”

Já a aluna Thalia Costa, graduanda em Relações Públicas, que participará dessa terceira edição do festival, conta como está sendo o desenvolvimento de seu trabalho, e como está sendo sua primeira experiência com o seminário.

“Bom, é a primeira vez que estou participando do Lanapalooza, confesso que está sendo um grande desafio. Está sendo necessário estimular muito a minha criatividade e organizar as minhas ideias junto com a dos meus colegas. São muitas ideias e pontos de vistas diferentes, com isso, acontece da ideia ir se modificando, isso é muito legal pois sempre conseguimos ir melhorando a ideia principal.”

Melhores momentos da edição 2019/2 do evento:
https://www.youtube.com/watch?v=Hq–7hCMzJY

Veja os depoimentos dos alunos que participaram da última edição do evento:
https://www.youtube.com/watch?v=J2i8ichaCOc

You may also like

Leave a Comment