Home Cotidiano Mais de 16 mi de negócios abertos durante 2019 partiram de pessoas entre 18 e 34 anos

Mais de 16 mi de negócios abertos durante 2019 partiram de pessoas entre 18 e 34 anos

by Camila Toledo

(Foto: freepik)

O Brasil atinge em 2020, uma marca histórica no número de empreendedores segundo levantamento do relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae e Instituto Brasileiro de qualidade e produtividade. Eles indicam que o Brasil atingiu 25% da população adulta com algum empreendimento.

Ainda segundo o relatório, esse percentual aumenta em momentos de crise como em entre 2008 e 2009 e depois entre 2014 e 2016. Em 2020, o Brasil atingiu mais uma marca negativa histórica de 82 milhões de ocupados, é o menor número do contingente histórico, segundo o IBGE. O que pode motivar a busca por trabalhos por conta própria, pelos postos de trabalho fechados. Muitos desses empreendimentos vem da população jovem, alguns ainda em sala de aula. A facilidade da juventude com a tecnologia favoreceu também o e-commerce, com ofertas de produtos e serviços.

Os jovens Rodolfo Vilo e Thyago Henrique iniciaram sua empresa através de um trabalho em grupo no curso de jornalismo. Eles atuam com assessoria de comunicação de diversos tipos de empresas, pretendendo focar no marketing esportivo. “A demanda está alta, pois temos que fazer muitos tipos de trabalho. Temos que produzir, gravar, editar textos, fotografias”, explica Rodolfo. Como na empresa deles, algo em comum dos novos empreendimentos é uma alta demanda, porém sem possibilidade de contratação de pessoal, pelo custo que isso pode acarretar. Devido à pandemia, os processos de trabalho deram uma reduzida, como em todas as áreas, porém, eles já traçam estratégias para conquistar com mais abrangência o mercado, principalmente o esportivo.

É o caso por exemplo, do ​ Grupo Selpe​ , empresa que ​ atua há 55 anos no ramo de recursos humanos e que se iniciou com três colegas de faculdade​ , que aprimorando os serviços prestados, fez a empresa ganhar territórios nacionais e hoje com décadas de estrada, é referência em recrutamento, seleção, terceirização de mão de obra e capacitação profissional.

“Começamos com um sonho, mas hoje temos muito mais do que a materialização, que é fruto de muito trabalho. Temos um estilo próprio de promover conexões entre empresas e candidatos e, assim, gerar resultados para nossos clientes através das pessoas selecionadas e desenvolvidas e, claro, por meio das diversas tecnologias que criamos em nossos laboratórios de inovação. Ou seja, entender e encontrar o match correto entre empresas, colaboradores, cultura e valores é o nosso propósito, tudo de forma inteligente, ágil e preditiva”. Conta Hegel Botinha, CEO do Grupo Selpe.

Logo, Belo Horizonte ficou pequena para a iniciativa e o crescimento da marca alcançou o Brasil, consolidando em regiões estratégicas nas quais o mercado de trabalho é amplo e cabível de oportunidades em diferentes setores em todo território nacional. Hoje, o Grupo SELPE está presente em oito cidades brasileiros. Além da capital mineira, há unidades da corporação em Contagem, Conselheiro Lafaiete e Uberlândia, no estado de Minas Gerais, Recife, em Pernambuco, Goiânia, no estado de Goiás, e na capital São Paulo.

Além destes pontos estratégicos no Brasil, o campo de atuação do Grupo SELPE não se limita ao país de origem. Desde 2012 a Instituição faz parte do seleto time de consultores que integram a NPA Worldwide, uma rede internacional de consultorias de RH que conecta as consultorias pelo mundo. Além do título, o grupo também é representante do Assessfirst no Brasil, plataforma que permite avaliar o real potencial humano, por meio das análises comportamentais, motivacionais e de habilidades de raciocínio. Desta forma, e também por mérito próprio, o alcance chegou a 60 mercados em diferentes países de todos os continentes.

Com décadas de atividade, a empresa atravessou diversas formas de trabalho, chegando à 2020, onde o e-commerce ganhou muita força, principalmente pela pandemia da Covid-19. Como é o caso da recém-formada em nutrição, Nathália Mendes. Ela criou um perfil no Instagram onde dá orientações saudáveis e o negócio já está em ascensão.

“A ideia surgiu na pandemia, porque ficou autorizado a fazer pelo conselho e era uma forma de continuar trabalhando, então pouco tempo depois de formar já iniciei. Atendo tanto online quanto presencial, em clínica, academia e domicílio e acompanho meus pacientes via aplicativo”. Com entusiasmo, ela celebra a paixão pelo que faz com o bom retorno que anda recebendo. “A curto prazo meu objetivo é alcançar mais pessoas ainda, conseguir modificar hábitos de vida, auxiliar na conquista de objetivos e tornar os meus pacientes mais saudáveis, fazer a diferença na vida de cada um deles”, conclui.

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