Home Cotidiano Covid-19: Todos os mineiros acima de 18 anos devem receber a 1ª dose da vacina até outubro, diz secretário de Estado de Saúde de MG

Covid-19: Todos os mineiros acima de 18 anos devem receber a 1ª dose da vacina até outubro, diz secretário de Estado de Saúde de MG

by João Pedro Martins

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, afirmou hoje (15) que todos os mineiros acima de 18 anos devem receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 até outubro de 2021. O anúncio foi realizado em coletiva à imprensa na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte e tem como base a previsão de distribuição de doses pelo governo federal.

O cronograma esperado para a aplicação da primeira dose é:

  • Entre 55 e 59 anos em junho; 
  • Entre 50 e 54 anos, em julho; 
  • Entre 35 a 49 anos, em agosto; 
  • Entre 25 a 34 anos, em setembro; 
  • e de 18 a 24 anos, em outubro.

Baccheretti ainda destacou que este calendário da vacinação depende do cumprimento do cronograma apresentado pelo governo federal. A velocidade da aplicação pelos municípios também afeta diretamente no andamento da imunização, o que pode fazer com que as datas sejam antecipadas ou atrasadas.

“A velocidade da vacinação não é a mesma em cada município do estado e os grupos não têm o mesmo tamanho proporcional. Então, alguns municípios provavelmente começarão a vacinar antes e outros depois (da data prevista)”, afirmou Fábio Baccheretti.

Situação da Pandemia em Minas

Sobre os números da pandemia e a influência da vacinação sobre eles, o chefe da Saúde mineira disse que, “apesar da incidência aumentando, o número de casos aguardando leitos não vem subindo proporcionalmente. Percebemos que há uma redução proporcional nos óbitos nas idades já vacinadas, especialmente com as duas doses, mostrando que todas as vacinas são eficazes. Lembrando que as vacinas utilizadas nesses grupos foram praticamente Coronavac e AstraZeneca, tirando qualquer dúvida sobre a eficácia”, enfatizou.

Cuidados 

Durante a coletiva, o secretário de Estado de Saúde ainda fez questão de frisar a importância da manutenção dos cuidados sanitários que evitam a proliferação da doença mesmo com a projeção otimista da imunização da população mineira. De acordo com ele, “apesar dessa boa notícia, o estado continua com alta incidência e a vacinação não impede a transmissão da doença por completo. É essencial o uso de máscara”.

You may also like

Leave a Comment