Home Cotidiano Covax Facility: Brasil recebe mais de 800 mil doses de vacinas contra covid-19

Covax Facility: Brasil recebe mais de 800 mil doses de vacinas contra covid-19

by João Pedro Martins

Mais de 840 mil doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech desembarcaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), neste domingo (20). A remessa faz parte do consórcio Covax Facility e é a primeira dessa farmacêutica a desembarcar no país. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já recebeu e distribuiu, até o momento, mais de 5 milhões de doses adquiridas por meio dessa iniciativa. Ainda de acordo com a pasta, o país tem, via a Covax, contrato para 42,5 milhões de doses de vacinas até o fim de 2021.

Covax Facility

A Covax Facility tem o objetivo de ajudar no acesso de todas as nações às vacinas contra Covid-19 de forma justa e igualitária . Para isso, o consórcio convidou países de renda alta e média-alta a criarem um fundo coletivo com o objetivo de adquirir imunizantes em conjunto e antecipadamente – quando elas ainda estavam em fases menos avançadas dos estudos. 

Além disso, houve também a adesão da iniciativa por países compradores , que poderiam reservar lotes suficientes para proteger de 10% a 50% das suas populações. Sendo feito desta forma, a intenção seria aumentar a distribuição das vacinas em todo o planeta.

You may also like

Leave a Comment