Home Cotidiano China desenvolve vacina inalável contra a covid-19

China desenvolve vacina inalável contra a covid-19

by João Pedro Martins

A empresa chinesa CanSino Biologics Inc. desenvolveu uma vacina contra o coronavírus que tem como método de aplicação a inalação. O imunizante foi desenvolvido em conjunto com a epidemiologista e virologista Chen Wei e tem como vantagem a necessidade de apenas um quinto da quantidade da dose injetável. Além disso, o produto não precisa de armazenamento e transporte em caixas frigoríficas.

O imunização por inalação utiliza uma tecnologia já utilizada pela empresa chinesa para um imunizante para tuberculose. De acordo com executivo da CanSino Biologics, Xuefeng Yu, este método traz mais benefícios no caso da imunização ao coronavírus do que o método de aplicação pois “o SARS-COV-2 entra no corpo humano por meio das vias aéreas. Uma vacina inalada pode ativar anticorpos nas vias aéreas, oferecendo proteção extra”.

A epidemiologista Chen Wei explica também que “se a vacina for inalada por aerossol, pode formar uma imunidade da mucosa, além da imunidade humoral e celular, normalmente formada pela vacina injetável”.

Diminuição de Custos

Chen Wei afirma que o imunizante por inalação poderá reduzir o custo da produção tornando o produto mais acessível. A atual vacina injetável é de 0,5 mililitros por dose sendo que o imunizante inalado pode atingir o mesmo efeito protetor com apenas uma dose de 0,1 mililitro. 

Com isto, os laboratórios podem produzir cinco vezes mais vacinas com a mesma capacidade de produção de imunizantes injetáveis, o que contribuirá, inclusive, para acelerar a vacinação na China.

You may also like

Leave a Comment