Home Cotidiano ButanVac: João Dória anuncia primeira vacina brasileira contra a Covid-19

ButanVac: João Dória anuncia primeira vacina brasileira contra a Covid-19

by João Pedro Martins

Tempo de Leitura: 2min

A primeira vacina brasileira contra o coronavírus foi anunciada nesta sexta-feira (26) pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB). O imunizante chamado ButanVac é de fabricação e produção 100% nacional e tem como desenvolvedor o Instituto Butantan. É necessário agora a autorização da vacina pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos comecem. A expectativa é que os testes comecem já em abril. 

A ButanVac será desenvolvida e produzida integralmente no Butantan, sem necessidade de importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). Sobre a realização nacional, o chefe do executivo paulista demonstrou empolgação.

“Este é um anúncio histórico para o Brasil e para o mundo. A ButanVac é a primeira vacina 100% nacional, integralmente desenvolvida e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, que é um orgulho do Brasil.” Disse Dória.

A expectativa é que a utilização do imunizante pela população seja permitida em julho. Julio Croda, pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), afirmou em entrevista à CNN que este “é um prazo muito otimista.” Além disso, de acordo com o pesquisador, “é muito difícil estabelecer uma data.”

 Pelo que entendi, iniciar a produção em maio. Isso ele (João Doria) pode afirmar. Essas doses podem ser estocadas. Mas uma coisa é a produção. A aplicação na população só vai ser feita depois que Anvisa analisar os estudos da fase 3″. Concluiu Croda.

De acordo com o Instituto, a produção do imunizante deve começar ainda em 2021, na fábrica que hoje faz a vacina contra Influenza. 

You may also like

Leave a Comment