Home Cotidiano Aulas remotas e o ensino-aprendizagem da Libras

Aulas remotas e o ensino-aprendizagem da Libras

by Patrick Ferreira

Instituições de nível superior aproveitam o distanciamento para inovarem e tornarem mais inclusivas, as aulas com a adesão de aulas em Libras para comunidade surda

É parte do trabalho do professor se preocupar com a inclusão do aluno, fazendo com que eles se sintam conectados. Isso abrange alunos que tenham algum tipo de deficiência, como por exemplo os surdos. Uma estratégia inclusiva para esses alunos é a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em videoaulas. Já que essa é uma logística difícil disponibilizar um interprete de libras nas aulas presenciais, algumas instituições de ensino estão se valendo das plataformas virtuais para oferecer essa maneira de lecionar.

Entende-se como Libras, a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Por ser uma língua visual o aluno necessita ter ligações espaço-visuais para obter conhecimento sobre ela. Necessidade facilmente adaptável dentro do EaD.

Apostando num mercado que cresce mesmo antes da pandemia, o Grupo Ipemig, que detém o Instituto Pedagógico de Minas Gerais (Ipemig) dentre outras instituições de ensino superior, não cessou seus investimentos em suas plataformas educacionais. Entre as últimas apostas da rede, destaque para constantes incentivos em tecnologia e infraestrutura para garantir acessibilidade e uma melhor experiência educacional aos alunos.

Há 12 anos, com 100 mil alunos, o Ipemig adaptou seu sistema de videoaulas para ser ofertado em janela de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Para isso, boa parte do conteúdo foi traduzido e apresentando com o objetivo de estudantes surdos ou que possuem alguma deficiência auditiva tenham a mesma experiência de aprendizagem. Cida Vidigal, Diretora Acadêmica do Grupo Ipemig, esclarece como é feito o processo de adaptação e a escolha dos novos métodos tecnológicos a serem incorporados ao sistema.

“O conteúdo passa por constantes revisões e aprimoramentos para acompanhar as transformações e demandas do mercado de trabalho. E como parte desse processo de melhoria contínua lançamos novas videoaulas. Usufruímos do que há de mais moderno no mercado do EaD para entregar a melhor experiência possível para o aluno”.

You may also like

Leave a Comment