Home Cotidiano À João Pedro | Crônica

À João Pedro | Crônica

by João Pedro Martins

Boa tarde, João Pedro.

Como vai? Espero que você esteja estudando neste momento… Sei que não está.

Gostaria de te dizer algumas coisas sobre como você deve se comportar quando começar a trabalhar como jornalista. Aliás, isso é bem importante: você será jornalista, não será psicólogo. Ganha menos – aparentemente – mas é mais divertido.

É bem importante que você mantenha seu hábito de ler nas aulas de matemática e química. Você vai ler e escrever muito mais do que fazer contas, mas é importante que você mantenha um pouco da bagagem quanto a raciocínio lógico. É bem importante pra falar sobre economia e política. Dentre tudo que você pode fazer, prestar atenção naquilo que você vê, ouve e absorve é o mais importante. Tudo isso sairá no seu texto de uma forma ou de outra. Suas referências vão te ajudar bastante.

Outra coisa bastante importante é ouvir bastante o que as pessoas te falam. Isso não é tão difícil já que você quase quis fazer psicologia, a diferença é que como jornalista você não será um confidente – e nem um fofoqueiro safado – mas terá de saber filtrar bem as informações que as pessoas te passarem, e reproduzir apenas o estritamente necessário.

Continue escrevendo seus contos e histórias que nunca têm fim. Elas são um excelente exercício de narrativa jornalística. Leia mais coisas relacionada a história e geografia… Você era bom nessas matérias mas um pouco desconectado. Como jornalista, é realmente importante que você saiba que a Armênia fica no leste Europeu e não no Oriente Médio.

Você vai continuar não gostando de figuras como o Donald Trump, mas se esforce para ser analítico nas suas opniões. Dizer que odeia por quê odeia é muito raso para um bom jornalista. Estude a fundo as coisas, e odeie figuras como ele de maneira menos passional e mais racional. É possível.

Tire mais fotos. De qualquer coisa. De preferência boas fotos, mas se tiver que tirar fotos ruins, tire também. Você escreve bem mas tem que ser mais visual. Jornalista não pode fazer só uma coisa bem hoje em dia.

Acho que é isso João… Continue inquieto e desconfiado. No final das contas esse é o combustível da nossa profissão. Ah… Não sinta raiva do seu colégio militar, eles vão te ajudar a ter discernimento entre aquilo que pertence às pessoas e aquilo que pertence às instituições e fará bem à você.

Abraço, João Pedro C. A. Martins

You may also like

Leave a Comment